Sejam bem vindos ao meu Cantinho!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Receitas

Vou começar a colocar aqui também, algumas receitas que eu gosto e quero dividir com vocês!
Vou começar com uma seleção de receitas de natal, já que estamos na véspera das festas de fim de ano! Espero que seja de grande ajuda para quem vai fazer a ceia em casa ou levar algum prato para a ceia na casa de alguém! Hoje vão duas receitas muito práticas de Peru para a sua festa: Peru festivo
(Peru recheado com farofa de miúdos)
Ingredientes
Farofa
150 g de manteiga
1 cebola picada
2 tabletes de
Caldo de Bacon
miúdos do peru
2 ovos cozidos e picados
meia xícara (chá) de azeitona verde picada
salsa picada
cebolinha verde picada
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
Peru
1 peru de 4 a 5kg
100 g de manteiga , para besuntar
Vinha-d´alhos
3 xícaras (chá) de vinho branco seco
meia xícara (chá) de vinagre
3 colheres (sopa) de
FONDOR MAGGI
1 colher (sopa) de farinha de trigo para engrossar o molho
Modo de Preparo

Farofa:
Derreta a manteiga e frite a cebola, junte os tabletes de Caldo de bacon e os miúdos. Deixe fritar até que a carne cozinhe. Adicione os ovos, as azeitonas, a salsa e a cebolinha. Vá acrescentando a farinha de mandioca até que fique bem misturado. Retire do fogo e reserve.
Para o molho:
Acrescente o restante da vinha-d'alhos e mais uma xícara (chá) de água à assadeira que assou o peru e deixe ferver, sobre a chama do fogão. Dissolva a farinha de trigo em meia xícara (chá) de água e acrescente ao molho. Deixe engrossar, retire e polvilhe salsa picada. Para servir, enfeite o peru e sirva o molho à parte.
Vinha-d´alhos:
Retire os miúdos da cavidade do peru e corte o excesso da pele do papo. Faça a vinha-d'alhos misturando o vinho branco, o vinagre, o Fondor, e coloque o peru, esfregando bem os temperos por dentro e por fora da ave. Tampe e deixe cerca de 6 horas nos temperos.
Dicas:
Não encha demais a cavidade e o papo do peru com a farofa, pois com a umidade, a farinha vai inchar. Comece a assar o peru com o peito voltado para baixo pois evita ressecamento e em contato com o molho fica mais gostoso. Para enfeitar o peru, utilize azeitonas, rosas de tomate, flores de pimentão ou cebola.

Para assar:
Prenda as pernas da ave com linha grossa. Besunte o peru com a manteiga e coloque em uma assadeira grande, com o peito voltado para baixo. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C) por aproximadamente 1 hora. Passado este tempo, vire o peru com o peito para cima e regue com um pouco da vinha-d'alhos. Torne a cobrir com o alumínio e deixe cerca de 1 hora. Retire o papel, e regue com mais vinha-d'alhos. Deixe corar. Retire do forno, e espere esfriar um pouco. Retire a linha e os palitos e passe o peru para uma travessa.
Para rechear:
Recheie o papo e a cavidade da ave, prendendo com palito e linha.
Rendimento: 12 porções


Peru com ervas
(Peru dourado no forno com ervas)
Ingredientes
1 peru médio (cerca de 4kg)
1 xícara (chá) de vinho branco
meia xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
2 cebolas raladas
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de orégano fresco picado
2 colheres (sopa) de manjerona fresca picada
2 tabletes de Caldo de Galinha Caipira
fruta fresca para decorar (opcional)
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o peru com o vinho, o suco e meia xícara (chá) de água, e deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos. Coloque em uma assadeira e misture o restante dos ingredientes. Coloque o peito virado para baixo, cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora. Retire o papel, vire o peru e junte uma xícara (chá) de água. Asse por mais cerca de 1 hora ou até dourar. Sirva decorado com as frutas.
Dica:
- Enquanto o peru estiver no forno, regue-o com o molho formado na assadeira. Isso deixará sua carne mais macia e úmida.

Rendimento: 15 porções

Estas receitas foram tiradas do site da Nestlé, porém foram testadas e aprovadas por mim!!!
Beijinhos natalinos e fiquem na Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário