Sejam bem vindos ao meu Cantinho!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Enxaqueca

Gente, achei esta matéria muito interessante, por isso estou postando aqui para que possa ajudar a outras pessoas que como eu sofrem desta terrível doença!

Enxaqueca, não alimente essa dor de cabeça!
Hábitos nutricionais errados podem causar a enxaqueca. Saiba como evitá-la.
Dor de cabeça, nunca mais!

Uma pesquisa recente revelou que uma em cada cinco brasileiras sofre de enxaqueca. As variações de hormônio no ciclo menstrual da mulher são as grandes responsáveis pelas dores na população feminina. Mas os hormônios não são os únicos vilões. As dores de cabeça também podem ser causadas por um estilo de vida ruim: estresse, falta de exercício físico e, principalmente, má alimentação.

Magra e feliz! Comer de maneira inadequada é algo cada vez mais frequente em nosso cotidiano. Afinal, nas últimas décadas deixamos de preparar refeições caseiras. "Passamos a consumir alimentos industrializados, cheios de conservantes e aditivos artificiais. Muitos deles provocam enxaqueca", explica o médico Alexandre Feldman, autor do livro Enxaqueca, Só Tem Quem Quer (ed. Novo Século). Para o médico, cortar os enlatados e congelados é o primeiro passo para a cura. Feldman explica que o fim da enxaqueca não é a única vantagem de melhorar a dieta."As pacientes emagrecem, ficam mais bonitas e com o humor muito melhor", garante.

Alimentos que combatem a enxaqueca: O médico Alexandre Feldman, que pesquisa a enxaqueca há anos, afirma que quem se alimenta mal tem um desequilíbrio químico no organismo. "Depois de um tempo, os remédios param de fazer efeito. É preciso agir na causa do problema, modificando hábitos", recomenda. Além de balancear a dieta, ele aconselha os pacientes a parar de fumar, beber pouco café e reduzir carboidratos e doces. Veja os alimentos (do bem e do mal) destacados por ele no livro A Dor de Cabeça Morre pela Boca (ed. A Girafa): Carne bovina: A gordura de bois criados com capim é rica em ômega-3, benéfico ao coração e a todas as células do nosso corpo. Ela é essencial para manter o estresse bem longe.
Iogurte integral, leites fermentados ou kefir: O kefir é um grão muito rico em microrganismos vivos, como os lactobacilos. Ele precisa ser cultivado em leite ou água. Não é vendido em supermercados, mas você pode obtê-lo com outros cultivadores, de graça, na internet: http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/
Azeite de oliva extravirgem, óleo de pequi ou azeite de dendê: Esses óleos combatem inflamações. Porém, não os aqueça a altas temperaturas e não os consuma em excesso.
Frutas, verduras e legumes: são ricos em minerais, vitaminas e fibras, ingredientes essenciais ao equilíbrio hormonal e químico do corpo. Na medida do possível, escolha os orgânicos, produzidos sem agrotóxicos.
Pimentas: A substância responsável pelo ardor dessas plantinhas é capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. Esse processo químico causa uma sensação de bem-estar no cérebro.
Peixes:São fonte de ômega-3, um óleo com propriedades anti-inflamatórias. Prefira atum, sardinha, cação e arenque. Evite salmão, porque a maioria é criada em cativeiro e recebe antibióticos. Isso o torna nocivo à saúde.

Alimentos que provocam a enxaqueca
Leite industrializado: (em caixinha, saquinho ou pó) O leite sofre alterações químicas durante os processos industriais. Isso causa inflamações e desencadeia a dor de cabeça.
Açúcar: O açúcar branco desequilibra o organismo, trazendo várias consequências ruins para a saúde. Prefira adoçar com mel, melaço ou rapadura. E, claro, coma doces só de vez em quando. Café, chá preto e refrigerantes: Eles contêm cafeína, que é estimulante, provoca estresse e desencadeia as crises de cefaleia.
Embutidos: (salsicha, salame, mortadela etc.) São repletos de conservantes artificiais, que dão a cor vermelha.
Frango: Por causa dos métodos de criação da maioria das aves, a carne contém aditivos artificiais e antibióticos. Esses componentes podem causar as terríveis pontadas na cabeça. Chocolate: Geralmente ele é feito com leite e açúcar, alimentos que devem ser evitados. Prefira cacau em pó.
Glutamato monossódico: Esse ingrediente é tóxico e, por isso, provoca dor de cabeça e outros efeitos negativos. Está presente em caldos de carne, temperos prontos, corantes alimentares e enlatados.
Margarina e gordura vegetal hidrogenada: São fontes de gordura trans, que é péssima para a saúde, aumenta o colesterol ruim e causa inflamações. Prefira manteiga.

Terapias de apoio
Faça acupuntura. Essa técnica é recomendada tanto para evitar novas crises quanto para ter alívio durante a fase aguda. As agulhas, colocadas em pontos estratégicos do corpo, provocam um efeito analgésico e estimulam a produção de substâncias ligadas ao bem-estar.Caminhe ao ar livre. A caminhada ajudará você a aumentar o fôlego, ter uma postura melhor, obter bem-estar físico e desenvolver sua autoestima. Pratique ioga. Essa atividade libera endorfina e outras substâncias que atuam como analgésicos naturais, aliviando a sensação de compressão nos cantos da cabeça. A ioga exige concentração, estimula o cérebro, afasta as preocupações e favorece o autocontrole, modificando a maneira como a pessoa enfrentar os problemas.

Panela também dá enxaqueca
Panelas de alumínio: O alumínio é um material neurotóxico. Ou seja, ele possui um efeito negativo sobre o cérebro e o sistema nervoso. Na hora de cozinhar, essa substância escapa para os alimentos. O mesmo acontece quando armazenamos a comida em papel-alumínio.
Panelas esmaltadas: Fique atenta a panelas e utensílios feitos de cerâmica esmaltada. Essa camada pode conter níveis elevados de chumbo, outra substância perigosa. Troque-os por similares de aço inoxidável ou vidro.
Postes plásticos: Evite armazenar seus alimentos em potes plásticos ou envolvê-los em papel-filme. O plástico pode liberar resíduos de derivados do petróleo. Como a enxaqueca já envolve alterações químicas no cérebro, não é desejável expô-lo a mais essa toxina.

Outras causas do problema
A enxaqueca pode ser desencadeada por vários fatores. "A pessoa precisa identificar as causas e evitá-las", aconselha Célia Roesler, neurologista e coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia. Conheça algumas causas comuns das dores de cabeça:
Sono irregular: Deite-se e levante-se em horários regulares. E durma o suficiente para manter sob controle os níveis de estresse.
Estômago vazio: Faça pausas durante o dia para se alimentar. Não fique mais do que três horas com o estômago vazio.
Oscilações hormonais: Antes, durante ou após a menstruação, muitas mulheres se queixam de fortes dores de cabeça. Isso pode ser aliviado com ajuda de medicamentos prescritos, como anticoncepcionais e antidepressivos. Converse com seu ginecologista.
Cheiros forte, barulho e luz excessivos: Afaste-se de fumaça de cigarro, perfumes e produtos de limpeza. Evite também ruídos que incomodam seu ouvido e lugares muito iluminados. Durante as crises de enxaqueca, recomenda-se ficar em repouso, no escuro.
(Matéria retirada do site da revista M de Mulher)

Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma.
Beijinhos, boa noite e fiquem na paz!

Um comentário: